conversando com irene

sábado, 3 de abril de 2010

A ECONOMIA DE MIMOSO DO SUL ( por Irene Cristina)

Mimoso do Sul-ES é um município com características especificamente agrárias, voltado, principalmente para a cultura do café, e em um segundo plano para a produção de outros grãos como milho, feijão. Sua produção cafeeira representa a maior parcela de sua economia e é uma significativa participação na economia do estado, com seu pontencial na produção de café conilon e arábica no distrito de Conceição do Muqui (maior distrito do município e conhecido como terra fria, onde se encontra o pico do Alto Pontões, ponto turístico apropriado à passeios ecológicos); e ainda apresenta um forte potencial para a agropecuária de corte e leiteira.
Muitos fazendeiros, atualmente, tem abandonado as lavouras cafeeiras e se dedicado à criação de gado bovino porque dispensa a presença de muitos trabalhadores e, consequentemente, o homem do campo, por sua vez, tem migrado para a sede ou para outras cidades ou estados em busca de melhores condições de vida.
As indústrias da sede são as de serragem e beneficiamento de mármore e granito. A produção é basicamente voltada para o mercado externo: como Mercosul, Itália, Alemanha, Indonésia e Japão no mercado mundial; e relações comercias internas com Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal e Nordeste.
O solo é rico em mármore, granito, destaca-se dentro do município nessa produção o distrito de São José das Torres, e ainda sobra lugar para águas marinhas (pedra preciosa), bauxita.
Em boa parte do município, principalmente na região de São José das Torres, além do mármore e granito, destaca-se também a produção de banana, onde se realiza o artesanato com seus substratos (folhas, tronco, casca). No período das festividades da Semana Santa, pode-se destacar a encenação do Auto da Paixão de Cristo, uma atuação tradicional realizada pelo grupo de teatro Faz’art com pessoas da comunidade, o que atrai muitos turistas e movimenta a economia local.
Em São Pedro do Itabapoana, Sítio Histórico de Mimoso do Sul, apesar de produzir também café, e ter algumas fazendas de gado para corte e para leite, tem seu potencial econômico no turismo, com seu auge no período de inverno, com o festival de inverno de “Sanfona e Viola” e ainda o artesanato das “Divas”. Tem todo um casario antigo e uma estrutura que preserva um ar de século passado e encanta a todos quanto lá passam. Porém, os jovens, em sua maioria, deslocam-se para a cidade ou para outros estados em busca de ofertas de trabalho.
Até 2010 o governo do estado estará investindo em m recursos para Mimoso do Sul. Alguns dos investimentos feitos já implantados pelo governo federal são: Posto da Polícia Rodoviária Federal será o maior posto de fiscalização da América Latina; Usina hidrelétrica em Ponte do Itabapoana.
A construção desta usina em Ponte do Itabapoana reprresenta a produção de energia elétrica para o abastecimento de Mimoso e de Apiacá, porem a comunidade local desde então já tem sido atingida pelos efeitos dessa grandiosa obra com as constantes inundações. Com suas perdas, sem contar que ficará submersa a região e com ela a história local.
Na região de Palmeiras (região alta, próxima à sede, altamente organizada) realiza-se a agricultura familiar e a produção de frutas e verduras orgânicas, com industrialização e comercialização pelos próprios moradores, em caráter de cooperativa. Essa comunidade representa, dentro do município a possibilidade de desenvolvimento sustentável movido pela organização e boa vontade. Tem internet, telefone celular comunitário comprados pela associação e mantidas pelos membros. Muitos dos equipamentos para benfeitorias de seus produtos resultam da coleta seletiva do lixo recolhido na comunidade e vendido para fora do município, o que é revertido em forma de recursos para todos. O aproveitamento da água é sustentável e não usam pesticidas ou agrotóxicos, utilizam adubo verde em suas lavouras e procuram estar em equilíbrio com a natureza. Possuem biblioteca pública organizada pela comunidade.
O comércio se destaca com produtos da terra, alguns feito artesanalmente, como por exemplo, a goiabada cascão, rapadura, doces caseiros, queijo verde; e o grande Camarão da Malásia produzido em os vários açudes de criadouros existentes no município.
Apesar de tudo isto, a maior fonte de emprego continua sendo a prefeitura e os órgão públicos, infelizmente usados, muitas vezes com finalidades políticas escusas ainda na atualidade, revelada no paternalismo público.
Mimoso do Sul tem um forte potencial para o turismo ecológico e com fazendas lindas antigas e com uma carga histórica incrível que poderiam ser melhor aproveitadas; tem uma riqueza e uma diversidade cultural e ambiental (topográfica e hidrográfica) sem igual que poderia movimentar a economia sem agredí-la. Não posso deixar de exaltar a comunidade de Palmeiras quando expresso minha opinião, porque todo o município precisa aprender com ela a viver a sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente de fato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Passando por aqui, deixe seu comentário, elogio, crítica, opinião,... IRENE vai amar CONVERSAR com VOCÊ.