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quarta-feira, 19 de maio de 2010

AS MÍDIAS E TECNOLOGIAS NA ESCOLA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

PROJETO:

O USO DE MÍDIAS E TECNOLOGIAS NA ESCOLA
NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL




Projeto apresentado à tutora presencial Maria Leida Lopes, e à não presencial Denise Rabelo e banca do curso de Educação Ambiental à Distancia oferecido pela Universidade Federal do Espírito Santo como requisito parcial para avaliação.



Ano:
2010

Local:
EEEFM “Antonio Acha” Rua Joaquim Leite Guimarães, Bairro Santa Terezinha, s/nº, Mimoso do Sul-ES, CEP 29400-000, Tel: (28) 3555 1353, Email: antonio_acha@hotmail.com

Idealizado por:
Irene Cristina dos Santos Costa
Email: ninamimosul@gmail.com ou ninamimosul@hotmail.com

Apresentação
• Este é um projeto pensado no intuito de estabelecer uma utilização adequada e profícua das mídias no âmbito escolar para a implementação efetiva e dinâmica da educação ambiental na escola em que atuo.

Justificativa
• Devido ao fato de as salas de recursos não serem utilizadas apropriadamente pela escola, uma vez que o professorado não tem domínio das habilidades e competências para estar usando as mídias e tecnologias adequadamente, e ainda, devido ao fato de a questão ambiental ser de suma importância à condição de vida do ser humano, este projeto visa trabalhar assuntos referentes aos problemas ambientais e ecológicos, primeiramente de modo global e finalizando com a realidade local e ações de sensibilização e atuações concretas frente à sociedade e autoridades vigentes. Para tanto, far-se-à, antes de mais nada, a ambientalização dos alunos à realidade das novas mídias e tecnologias na escola, propondo, não uma receita pronta de como trabalhar a educação ambiental com o uso das mídias e tecnologias, mas sugestões que podem auxiliar no planejamento do professor/educador comprometido com a formação integral do educando, uma vez que as salas de recursos devem ser melhor aproveitadas dentro do planejamento da prática didático/pedagógica, não só para as aulas de educação ambiental, mas para toda e quaisquer outras “áreas” do saber.


Tema da Proposta
• Utilização da Internet, máquinas fotográficas, câmeras filmadoras ou celulares, Power Point, DataShow, aparelho DVD, na implementação da Educação Ambiental;
• Sistematização das aulas com uso da Mídia e da Tecnologia, propiciando uma forma organizada de ensinar e aprender, motivando para a construção da consciência ambiental e ecológica com o uso dos recursos tecnológicos e as mídias disponíveis na escola.
Objetivos
• Utilizar a Internet para complementar os conteúdos da aula em pesquisas e resumos;
• Planejar a aula com uso das mídias e das tecnologias, propiciando uma forma organizada de ensinar e aprender;
• Registrar fatos relacionados ao tema da aula através da utilização de máquina fotográfica e câmeras filmadoras ou de celulares por mim e pelos alunos;
• Utilizar o Power Point (programa de software) para criar slides para uma apresentação do trabalho realizado, junto às outras turmas;
• Estruturar as aulas partindo de objetivos pontuais e significativos Educação Ambiental para motivar a aprendizagem e construir conhecimentos a respeito do tema a ser trabalhado;
• Possibilitar que o processo de aprendizado e construção do conhecimento aconteça de forma colaborativa e interativa com o aluno sendo o protagonista em busca da construção de seu conhecimento;
• Sensibilizar quanto à necessidade de ações para minimizar os impactos ambientais em nosso município;
• Promover, de modo inter e transdisciplinar, a educação ambiental na escola estendendo seus efeitos a toda a comunidade escolar e à sociedade;

Problema

• Na maioria das Escolas onde se encontram as salas de recursos, observa-se que um dos maiores problemas a ser resolvido é, sem dúvida, a falta de planejamento do professor quanto ao uso apropriado da Internet e do computador e demais tecnologias para complementar os conteúdos de suas aulas, por não possuir as habilidades e competências quanto ao uso adequados destes recursos. O maior dilema é: como evitar que os alunos não acessem, por exemplo, sites que não têm a ver com o assunto abordado ou a falta de interesse dos alunos quanto à aprendizagem no método convencional. Há ainda um outro aspecto também muito relevante, que é a apatia e o descaso em relação às questões ambientais.
• Neste projeto pretende-se abordar estes problemas e evidenciar que com um bom planejamento relacionando mídias, tecnologias com os conteúdos a serem trabalhados é possível tornar as aulas mais interessantes para os alunos, motivando-os para a aprendizagem, assim propiciando o desenvolvimento de novas situações pedagógicas que também promovam a educação ambiental.

Público a ser envolvido

• O projeto a ser realizado nas séries/anos finais do Ensino Fundamental na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Antonio Acha”, no turno vespertino, a comunidade, outras escolas do município.

Abordagem Pedagógica quanto ao uso de Mídias na Educação Ambiental

• Indubitavelmente, de acordo com Borba & Penteado (2001), a Internet e o computador abrem possibilidades para novas abordagens metodológicas na Educação, de abordar um tema novo e instigar a curiosidade da sala. O professor deixa de ser o centro das informações para o aluno. Revelam-se como desafios para os professores e para o processo de ensino e de aprendizagem, ao possibilitarem o desenvolvimento de novas situações pedagógicas e descortinarem toda uma gama de informações numa dinâmica incrível. Nesse sentido, espera-se motivar os alunos trabalhem em grupos na investigação de determinados assuntos e que esse trabalho envolva também a colaboração de pessoas que estão distantes geograficamente da escola. Ainda, segundo o pensamento de Borba & Penteado (2001), as mídias e tecnologias lançam ao aluno a possibilidade descobrir que é capaz de superar desafios e ir a busca do conhecimento, perceber que é criativo e que pode contribuir com um grupo. Para Morin (2000) o conhecer e o pensar não é chegar a uma verdade absolutamente certa, única, mas dialogar com a incerteza. Ainda, de acordo com Kampff & Dias (2004) pode-se dizer que é na pesquisa, na seleção e na síntese dessas múltiplas informações que o educador torna-se indispensável, como mediador e facilitador do processo de construção do conhecimento. Assim, é fundamental que ele conheça as possibilidades e domine os recursos da multimídia, para que o conhecimento seja visto como um processo contínuo de pesquisa e múltiplas interações que venham repercutir na real aprendizagem dos alunos. A nova concepção de professor está relacionada com o perfil de um orientador, facilitador do processo, que aprenda a repensar suas sínteses, a tomar atitudes provisórias, permanentemente, refeitas mediante perspectivas e resultados obtidos com a utilização da tecnologia e dos recursos multimediáticos por ele oferecidos (MORAN, 1997).

Cronograma

• Espera-se a concretização deste projeto no decurso de um trimestre, com possibilidade de se estender no decorrer de todo o ano letivo, realizando-se as devidas adequações aos temas a serem abordados (água, fogo, terra, ar, aquecimento global, efeito estufa, erosão, etc)

Recursos materiais: Mídias e Tecnologias a serem utilizadas

• Para concretizar o presente projeto pretende-se utilizadas as seguintes mídias e tecnologias: Internet, programa de softwar Power Point, computador, máquina fotográfica, câmeras filmadoras e/ou celulares, DataShow, aparelho DVD, documentário, entre outros, impressora, papel A4, TV Câmara e Rádio Difusora local.
Recursos humanos:

1. Aluno: pesquisador e construtor do seu conhecimento, administrador do seu tempo e das suas competências para a formação de sua cidadania consciente de sua responsabilidade frente aos impactos sócio-ambientais e ecológicos tornando-se acima de tudo um multiplicador da consciência ambiental e ecológica para a sustentabilidade;
2. Professor: o mediador e facilitador do processo de construção do conhecimento; motivador para a sensibilização dos alunos promovendo a construção de uma atitude ecológica;
3. Pessoas da comunidade: Prefeito, Secretário da Agricultura e do Meio Ambiente, a população dos locais visitados nas pesquisas de campo e entrevistados, alunos de outras escolas.

Metodologia de trabalho / dinâmica da atividade:

• Ler em sala de aula textos cujos temas sejam referentes à questões ambientais;
• Assistir a um documentário, na sala de vídeos relativo ao tema abordado;
• Pesquisas na Internet artigos referentes à questão às questões ambientais;
• Realizar entrevistas junto a pessoas de localidades que apresentam problemas ambientais dentro do município;
• Fotografar e filmar para registrar fatos relevantes ao trabalho;
• Elaboração de uma apresentação no Power Point com o resultado das atividades supracitadas;
• Efetuação de um Seminário final;
• Sensibilização ambiental de toda a comunidade escolar, bem como da sociedade em si com anúncio dos eventos na TV Câmara e Rádio Difusora local (Rádio 87.9FM) sobre a panfletagem, a caminhada e passeio ecológico.

Proposta de ações a serem realizadas:

• Expor à turma o projeto a ser desenvolvido, promovendo a sensibilização acerca do tema através do documentário que será passado na sala de vídeo da Escola. O tema em questão será relacionado aos impactos ambientais negativos. Intermediando ao vídeo, o educador deverá ressaltar aspectos importantes a serem observados. Depois deverá ser realizado um debate, reflexão sobre o vídeo assistido.
• Após organizada em grupos a turma, o professor deve pesquisar se todos dominam o uso do computador e da Internet, se conhecem os sites de busca, bem como se todos possuem essa máquina em casa. Deve ajustar os alunos que não tem em casa este recurso ajudando-os ( nesse momento entra a experiência e o conhecimento do educador e o auxílio do auxiliar do laboratório de internet). Deve ressaltar a necessidade de filtrar as informações recebidas nos sites de pesquisa. Em seguida, ir até o laboratório da escola para exemplificar e solicitar que efetuem nos devidos grupos uma pesquisa na Internet sobre os impactos ambientais negativos que estão atingindo o município, o estado o pais. E em seguida, realizar os resumos em grupo.
• Propor que procurem procurem a prefeitura de Mimoso do Sul, mais precisamente a Secretaria da Agricultura e do Meio Ambiente para entrevistar prefeito e secretário sobre os principais impactos ambientais negativos que ocorrem no nosso município.
• Depois das entrevistas, balizados pelos dados colhidos nelas, cada grupo ficará encarregado de um dos impactos observados e terão que localizar, registrar através de fotos, vídeos esses problemas ambientais dentro do município, bem como entrevistar os moradores dessa redondeza. Deverão utilizar a Internet para realizar a busca de mais informações (se julgarem necessárias).
• Após as entrevistas, pesquisa de campo e os relatórios, será efetuado o planejamento da apresentação desse estudo que deverá ser realizada através do programa de software Power Point. Para tanto os alunos serão dirigidos novamente ao Laboratório da escola, para a explicação do funcionamento desse software. Os alunos terão um tempo previsto para a criação do vídeo onde apresentarão os passos, as conclusões obtidas e as sugestões para minimizar os impactos ambientais negativos do município. Após a apresentação de todos os grupos deverá realizado um seminário para aprofundarmos sobre o tema pesquisado, observando a validade do trabalho, avaliando pontos positivos e negativos da metodologia empregada, dos recursos utilizados, e também o levantamento de sugestões para os próximos estudos.
• Promover uma apresentação dos vídeos produzidos para as outras turmas da escola tendo o Prefeito e o Secretário da Agricultura e do Meio Ambiente ( é uma secretaria uma aqui em Mimoso do Sul) e demais autoridades que queiram prestigiar o projeto, multiplicando assim a importância da utilização das mídias e tecnologias a favor da educação e da conscientização ambiental. Finalmente, promover passeata e panfletagem para sensibilização da comunidade, apresentação do projeto em outras escolas tanto da rede Estadual como Municipal.

Avaliação

Ao término do projeto por professor/educador e alunos.






Referências Bibliográficas

AGLIO, F.(org) . As redes como novo paradigma. Rio de Janeiro: Wak,
(no prelo) 2008.

AMARAL, Viviane. Redes organizacionais: conexões. Disponível em < www.rebea.org.br >. Acesso em 15 nov. 2006BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. 2. ed. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2001.

CALDAS, Graça. Política de C&T, mídia e sociedade. In: Comunicação & Sociedade nº 30, São Bernardo do Campo, UMESP, 1999.

CITELLI, Adilson. Comunicação e Educação. A linguagem em movimento. São Paulo, Ed. SENAC São Paulo, 2000.
COSCARELLI, C. V. O uso da informática como instrumento de ensino-aprendizagem. Presença Pedagógica. Belo Horizonte, mar./abr., 1998, p.36-45.
FRANÇA, Júnia Lessa, VASCONCELLOS, Ana Cristina. Manual para normalização de publicações técnico-científicas. Colaboração de Stella Maris Borges, Maria Helena de Andrade Magalhães. 7.ed. Belo Horizonte: UFMG, 2004. 242p. (Aprender).
KAMPFF, Adriana Justin Cerveira ; DIAS, Márcia Gládis Cantelli . Construção do Conhecimento em Ambientes de Pesquisa e de Autoria Multimídia. Caderno Marista de Educação, Porto Alegre, v. 1, n. 1, p. 72-85, 2001.
MORAN, - Avaliando a Educação Ambiental no Brasil, organizado por Rachel Trajber e Larissa Barbosa da Costa.V São Paulo, Peirinópolis – ECOAR, 2001, páginas 99-138.
MORAN, José Manuel. Como utilizar a Internet na educação. Ciência da Informação, Brasília, v.26, n.2, p.146-153, maio/ago. 1997.
MÜLLER, Jackson. Educação Ambiental – Diretrizes para a Prática Pedagógica. Porto

2 comentários:

  1. gostei do teu blog me adicione herisbahia@hotmail.com

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  2. Excelente projeto, sem duvidas bem elaborado e pronto para ser aplicado. Parabéns! Jota

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