conversando com irene

quinta-feira, 18 de março de 2010

Meu tempo de escola. (crônica de uma professora)

Meu tempo de escola
( crônica de Irene Cristina)

O tempo passa e vai deixando na lembrança rastros de saudadesdos momentos bons... Um dos mais que especiais e inesquecível foi meu primeiro dia de aula na Escola Primária (assim se chamava na época).
Eu, tão pequenina, no topo dos meus seis aninhos de vida, diante daquele imponente prédio da Escola Estadual "Pedro José Vieira"... Tantas crianças chegando acompanhadas de seus pais, bonitas, arrumadinhas, com sua lancheirinha do lado...
Minha irmã leváva-me pela mão e o meu coração explodindo de alegria naquele primeiro dia: eu ia estudar.
Minha escola era a mais linda; minha tia Eubéia (que nos recebia com um sorriso nos lábios e um sonoro "BOM DIA! SEJAM BEM VINDOS!") era a mais linda, minha sala era a mais linda;... mas depois de algum tempodescobri que minha turma não era a mais linda também, nós éramos os alunos "B", os alunos sem lancheirinha do lado com "Danoninho" e maçã... A diferença nascia, ensinava e excluía em forma de letras "A" e "B".
Isso, a bem da verdade, nós ainda não entendíamos, intuíamos apenas, mas não nos impedia de aprender as lições que tia Eubéia ensinava com muito amor e atenção.
Entrei na escola alfabetizada, sabendo ler e escrever, ma s aquela professorinha mostrou-me que leitura é algo mais que pura e simples decodificação, é ir além do dito, ensinou que a diferença de cor, de raça, de origem,(...) se supera com esforço e dedicação, e que ninguém é melhor que o outro por ser assim ou assado.
"O tempo não para", conforme cantava Cazuza, ele passa, e ao primeiro dia de aula sucederam-se outros dias, meses e anos..., mas a imagem daquela professorinha carinhosa e dedicada nos conduzindo ao saber não se fesfaz, antes se transforma em motivo na busca do eterno aprendizado, e ainda serve de inspiração em meu relacionamento com meus alunos no cotidiano de minha profissão, mostrando-me que ser educadora é ser também tia, irmã, mãe, psicóloga, amiga, ... e no final de 60 minutos de aula, sentir que ainda por maiores seus esforços, foram poucos, e precisa ser mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Passando por aqui, deixe seu comentário, elogio, crítica, opinião,... IRENE vai amar CONVERSAR com VOCÊ.