AGENDA 21 ESCOLAR
A Agenda 21 resulta do trabalho em conjunto da equipe dos alunos da 5ª V3 e 5ª V 5.
É um documento que estabeleceu a importância década cidadão mimosense a se comprometer a refletir, global e localmente, sobre a forma pela qual governos, empresas, organizações não-governamentais e todos os setores da sociedade poderiam cooperar no estudo de soluções para os problemas sócio-ambientais.
Cada aluno, no contexto de sua família e comunidade deve procurar desenvolve as proposições aqui estabelecidas pela equipe que a instituiu, uma vez que a Agenda 21 se constitui num poderoso instrumento de reconversão da sociedade industrial rumo a um novo pensamento e novas ações, que exigem a reinterpretação do conceito de progresso, contemplando maior harmonia e equilíbrio holístico entre o todo e as partes, promovendo a qualidade, não apenas a quantidade do crescimento.
Nossas ações prioritárias a sustentabilidade urbana e rural, a preservação dos recursos naturais e minerais e a ética política para o planejamento rumo ao desenvolvimento sustentável.
Mediante várias palestras realizadas em nossa escola em uma ação conveniada entre as Secretarias Municipais da Agricultura e da Educação, e posterior leitura de vários textos afins, embora em um curto tempo ficou estabelecido como metas da nossa Agenda 21 Escolar:
Estrutura e conteúdo
Os temas fundamentais da Agenda 21 estão tratados em 40 capítulos organizados em um preâmbulo e quatro seções:
Seção I. Dimensões sociais e econômicas: 1. A realidade social e econômica dos alunos que fazem parte da realidade de nossa escola.
2. Evolução e reestruturação das modalidades de consumo dos recursos naturais visando uma exploração equilibrada e o compromisso com a renovação dos mesmos (reflorestamento, não queimadas, curva de nível, adubação orgânica).
Seção II . Conservação e gestão dos recursos para o desenvolvimento
1. Proteção da atmosfera, dos rios, das florestas, com ações de mobilização pública (desfiles, plantio de mudas de arvores, panfletagem com folhetos informativos, utilização da rádio local e da TV Câmara para mobilização e conscientização pública)
2. Exposições de trabalhos realizados na escola (feira ambiental) para visitação da comunidade com trabalhos explicativos, teatros, palestras, amostragens através de cartazes, maquetes e gráficos.
3. Dinamização dos projetos já desenvolvidos pela escola extensivo à comunidade (Projeto Rio e Rua, Projeto da Coleta Seletiva do Lixo) – estes projetos desenvolvidos pela escola, o primeiro no passado, e o segundo na atualidade, devem ser retomados abrangendo a comunidade e as Secretarias Municipais da Agricultura e Meio Ambiente, e da Educação
Seção III. Fortalecimento do papel dos grupos principais
1. A infância e a juventude no desenvolvimento sustentável em nosso município.
2. Busca pelo desenvolvimento sustentável e o apoio de organizações não-governamentais associadas, das firmas e empresas do município e do estado, dos trabalhadores e sindicatos, de cada cidadão mimosense.
3. Busca de recursos e mecanismos de financiamento para a implementação das atividades citadas acima, bem como dos mecanismos jurídicos municipais e estaduais que legitimem nossas ações junto a sociedade
4. Utilização dos veículos municipais (jornais locais, rádio do município, TV Câmara) para a informação da sociedade mimosense, e implementação do jornal da escola para informação da comunidade escolar em relação às adoção ações efetuadas.
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