conversando com irene

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

A MINHA, A NOSSA ÁRVORE DOS SONHOS / E O SONHO DAS ÁRVORES

Minha árvore dos sonhos:


Esta figura representa meu sonho de uma harmonia e integração total e completa do homem com o meio ambiente, a essência da existência somada à uma verdade suprema, somos parte desse macrocosmo chamado natureza e dele retiramos a seiva de vida que nos mantém em movimento sobre a face desse planeta Terra, viajando nele pelo Universo.


A comunidade dos meus sonhos
As raízes são os diversos povos, tribos, nações que reunidos formam a comunidade global, em proporções planetárias, que conduzem a seiva ( os recursos naturais que nos mantém vivos, os princípios éticos e morais e culturais das nações) até a copa e proporcionam a formação de novos frutos.
A escola dos meus sonhos
As folhas da copa, são o que representam a escola que renova os saberes (fotossíntese) e proporciona a síntese das novas mentalidades para as gerações futuras(os frutos).
Lembro ainda a parábola da videira, pela árvore se conhece os frutos, portanto, assim como profetizou nosso iluminado guia maior, Jesus Cristo, os frutos( as gerações futuras e o destino delas) dependem da árvore que somos hoje. Se catalisarmos boa seiva, se conduzirmos a contento e na direção certa, se procurarmos absorver e transformar os pensamentos (luz e ar) para a transformação dos saberes, princípios, e prontidões, é possível ter bons frutos e consequentemente, boas sementes em um interminável ciclo de sonhos e realizações...
As pedras no caminho:
Os obstáculos para a concretização dessa árvore de sonhos ( ou dessa floresta de sonhos), representa a ainda incapacidade de alguns seres humanos perceberem que todos fazemos parte da natureza, dela dependemos e nela estamos inseridos, e que cada agressão que defraudamos contra a natureza, se reflete direta ou indiretamente sobre nós.



As três Árvores (uma lenda universal)
O sonho não é nada perto da realização
Havia, no alto da montanha, três pequenas árvores que sonhavam o que seriam depois de grandes. A primeira, olhando para as estrelas, disse:

– Quero ser o baú mais precioso do mundo, cheio de tesouros. Para tal, até me disponho a ser cortada.

A segunda olhou para o riacho e suspirou:
– Quero ser um grande navio para transportar reis e rainhas.

A terceira árvore olhou o vale e disse:
– Quero ficar aqui no alto da montanha e crescer tanto que as pessoas, ao olharem para mim, levantem os olhos e pensem em Deus.

Muitos anos se passaram e, certo dia, vieram três lenhadores e cortaram as três árvores ansiosas para ser transformadas naquilo com que sonhavam.

A primeira árvore acabou sendo transformada num cocho de animais coberto de feno. A segunda virou um simples e pequeno barco de pesca, carregando pessoas e peixes todos os dias. E a terceira, mesmo sonhando em ficar no alto da montanha, acabou cortada em altas vigas e colocada de lado em um depósito.

E todas as três se perguntavam, desiludidas e tristes:
– Para que isso?

Mas, certa noite, cheia de luz e estrelas, com mil melodias no ar, uma jovem mulher colocou seu bebê recém-nascido naquele cocho de animais. De repente, a primeira árvore percebeu que nela repousava o maior tesouro do mundo…

A segunda árvore, anos mais tarde, transportou um homem que acabou dormindo no barco, mas, quando a tempestade quase afundou o pequeno barco, o homem se levantou e disse: “Paz”! E, num relance, a segunda árvore entendeu que estava carregando o rei dos céus e da terra.

Tempos mais tarde, numa sexta-feira, a terceira árvore espantou-se quando suas vigas foram unidas em forma de cruz e um homem foi pregado nela. Logo se sentiu horrível e cruel. Mas, logo no domingo, o mundo vibrou de alegria, e a terceira árvore entendeu que nela havia sido pregado o homem que veio para salvar a humanidade e que as pessoas sempre se lembrariam de Jesus Cristo ao olhar para ela.

As árvores sonharam, mas a realização foi mil vezes melhor do que haviam imaginado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Passando por aqui, deixe seu comentário, elogio, crítica, opinião,... IRENE vai amar CONVERSAR com VOCÊ.