conversando com irene

sábado, 13 de fevereiro de 2010

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por : Geovana Ernesto Pereira Azevedo

RESUMO


“A brincadeira é uma ação que ocorre no plano da imaginação isto implica que aquele que brinca tenha o domínio da linguagem simbólica. Isto quer dizer que é preciso haver consciência da diferença existente entre a brincadeira e a realidade imediata que lhe forneceu conteúdo para realizar-se. Nesse sentido, para brincar é preciso apropriar-se de elementos da realidade imediata de tal forma a atribuir-lhes novos significados. Essa peculiaridade da brincadeira ocorre por meio da articulação entre a imaginação e imitação da realidade” - (Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil)

Indiscutivelmente, ato do brincar faz com que a criança tenha oportunidades de interagir com mundo social e abrir caminhos para novos conhecimentos, assim sendo, a importância do brincar na idade pré-escolar revela-se no fato de as brincadeiras e jogos viabilizarem à criança oportunidades de desenvolvimento de sua percepção obtendo uma socialização ao mundo. Neste ato de brincar que a criança se expressa e se desenvolve, trabalha a sua imaginação e assim, ao apropriar-se do domínio da linguagem simbólica, conquista a capacidade de construção e (re)elaboração de novos conhecimentos.

Nas descrições do brincar infantil, a experiência “prática” de uma situação real com um propósito real para o suposto “brincador”, normalmente é seguida pela imediata aprendizagem das facetas acerca do conhecimento proposto e esperados; o faz de conta, nesse caso, refere-se ao “mundo do imaginário, da fantasia” através do qual a criança estabelece um elo com a realidade.
É, portanto, nas brincadeiras que a criança encontra sentido para sua vida, é nelas que idéias se concretizam e que as experiências são construídas de muitos modos e repetidas quantas vezes a criança quiser, isto é, quantas vezes forem necessárias para a (re)elaboração simbólica da realidade, seu comportamento guiará seu desenvolvimento na sociedade. Suas atitudes são atos ligados ao processo de crescimento de uma forma lúdica. Cabe afirmar, portanto que toda criança deve e precisa brincar para se desenvolver, somente desta maneira expõe suas necessidades para o conhecimento do mundo.
As brincadeiras e jogos, aparentemente simples, na realidade, são fontes de estímulo ao desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança, sendo, portanto, uma forma de auto-expressão. Com o faz de conta, a criança vivencia o mundo de modo singular, pode imaginar, imitar, criar, transformar, reinventar. Assim, paulatinamente, vão ampliando seu mundo e, as instituições de ensino para crianças em idade pré-escolar (CEI e creches) devem embasar suas ações didáticas e pedagógicas no sentido de atender essa necessidade da criança.

Objetivando aqui, mostrar a real importância do lúdico, das brincadeiras na educação infantil, far-se-á uma análise desta faceta tão importante da para o desenvolvimento da criança, procurando, à luz das teorias de alguns estudiosos, Kami, Kishimoto, analisar essa questão fundamental da educação infantil.
Palavras-chave: brincar, lúdico, símbolos, imaginação, educação aprendizagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Passando por aqui, deixe seu comentário, elogio, crítica, opinião,... IRENE vai amar CONVERSAR com VOCÊ.